ESEC de Paranapanema
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
7
Espécies com foto:
6
Espécies com som:
1
Total de registros:
7
Total de fotos:
6
Total de sons:
1

primeiros registros fotográficos

japu
Luiz Fernando Figueiredo
suiriri-cavaleiro
Luiz Fernando Figueiredo
coruja-do-mato
Luiz Fernando Figueiredo
urubu-de-cabeça-vermelha
Paulo Henrique Araujo
marreca-cabocla
Paulo Henrique Araujo

primeiros registros sonoros

pica-pau-de-banda-branca
Paulo Henrique Araujo
Áreas de Observação

Estação Ecológica de Paranapanema

Trata-se de Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IFESP), cujos objetivos são a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

Possui 635,20 hectares localizados integralmente no município de Paranapanema, Estado de São Paulo. Originalmente essa área fazia parte da Floresta Estadual de Paranapanema, a qual contava com 2.184,00 hectares. Houve o desmembramento de 635,20 hectares para constituição da Estação Ecológica de Paranapanema (unidade de proteção integral), de modo que as duas unidades de conservação são contíguas.

Segundo o estudo “CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DA FLORESTA ESTADUAL E DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PARANAPANEMA” as duas unidades situam-se “na Depressão Periférica sobre relevo de colinas amplas. O clima regional é Cfa, quente de inverno seco com temperatura média mensal máxima de 22 ºC e média mensal mínima de 18 ºC (Ventura et al. 1965). Entre os tipos de solo, predomina o Latossolo Vermelho Escuro-Orto (Aoki et al. 2001). A área de estudo está localizada na porção central da bacia hidrográfica do Alto Paranapanema e possui 2.183 ha, dos quais 900 ha estão cobertos por Floresta Estacional Semidecidual. A vegetação natural encontra-se segmentada em fragmentos de formato irregular, separados por talhões de Pinus elliottii Engelm. A Floresta Estacional Semidecidual da área pode ser subdividida em Aluvial e Montana.” Trata-se, segundo informe da Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, de “um dos últimos remanescentes da Floresta Latifoliada Semi-Decídua do Sudoeste Paulista, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, tais como: Veado-Catingueiro, Tamanduá Bandeira, Paca, Jacu, Jaguatirica e Araponga, entre muitos outros”.

Se quiser saber mais sobre esta Unidade de Conservação, leia os textos indicados no campo “Referências” (links abaixo).

Para ver um vídeo sobre a Estância Turística de Paranapanema, clique em

http://www.youtube.com/watch?v=DEODnBXsz3U

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências